FESTIVAL DE PEQUENOS CONTOS E CRÔNICAS - EDITAL 2020

 

OBJETIVO:

 

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19, a Cia de Artes Mc16 está promovendo um festival 100% online de Contos e Crônicas. O objetivo é de incentivar a produção artística e alimentar os meios de comunicação com o diálogo entre literatura e produção audiovisual.

 

O FOCO – Festival Online de Contos e Crônicas acontecerá na plataforma da Cia de Artes Mc.16 no Instagram (@ciamc16) entre os dias 13.07.2020 e 18.07.2020 e visa prestigiar novas produções literárias, assim como a performance dos profissionais das artes cênicas e do segmento audiovisual. Por essa razão:

 

1 - Serão aceitos tanto crônicas e/ou contos inéditos, quanto crônicas e/ou contos já utilizados em outros festivais.

Observação: Não serão aceitos contos e/ou crônicas de autores consagrados no cenário literário.

2 – Serão aceitos vídeos inéditos ou produções já utilizadas em outros festivais.

 

DEFINIÇÕES:

 

O conto pode ser definido como uma narrativa curta e com um único conflito. Isso significa que, nessas histórias, há poucos personagens, o tempo e o espaço são reduzidos ao essencial e, além disso, o enredo (a sequência de ações pelas quais os personagens passam) é marcado pela existência de um único acontecimento relevante.

 

A crônica, por outro lado, é um gênero discursivo que busca retratar o dia a dia, trazendo uma reflexão crítica sobre assuntos do cotidiano. Pode não envolver personagens ou acontecimentos em si, mas é um gênero textual muito explorado.

 

FORMATO DE APRESENTAÇÃO:

 

Os contos ou crônicas deverão ser apresentados em formato audiovisual. Os vídeos deverão obedecer as seguintes especificações:

1 - Todos os vídeos deverão atender ao formato widescreen 16:9 (se gravados com celular, o mesmo deverá estar na horizontal)

2 - Os vídeos devem ter no mínimo 1 (um) minuto, sendo este um requisito obrigatório.

     2.1 Embora não haja um limite máximo de tempo, encorajamos a criação de cenas curtas.

3 - Não deve ser inserido no corpo do vídeo, por parte do autor, nenhuma informação sobre o FOCO – Festival Online de Contos e Crônicas. O mesmo será feito pela produção do festival.

4 - Os títulos e créditos podem ser inseridos por caracteres (ou seja, por escrito), mas não devem ser falados ou recitados durante o vídeo.

Observação: Não deve haver a quebra do isolamento social e/ou quaisquer outras iniciativas para produção dos vídeos que venham colocar em risco a saúde dos candidatos.

 

TEMA:

 

Poderá ser abordado qualquer tema do interesse do candidato, desde que não seja de conteúdo ofensivo, sendo ele a calúnia, difamação e injúria, previsto nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro.

 

INSCRIÇÃO:

1 - As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Cia Mc.16: www.ciadeartesmc16.com/foco até o dia 07.07.2020 (23h00min horário de Brasília).

2 - Ao se inscrever, o candidato afirma ser detentor dos direitos autorais do texto, imagens, músicas e quaisquer elementos gráficos utilizados em seu vídeo.

3 – Ao se inscrever, o candidato cede os direitos de imagens à produção do FOCO – Festival de Online de Contos e Crônicas para compor a programação e/ou divulgação do mesmo.

4 - Após a seleção, a produção poderá solicitar novamente o vídeo para assegurar a qualidade do arquivo.

 

SELEÇÃO:

O processo de seleção será realizado por uma bancada de jurados escolhidos pela produção do FOCO – Festival Online de Contos e Crônicas, que definirá quais e quantos materiais serão aprovados para compor o festival. A lista dos selecionados será divulgada por e-mail e pelo Instagram da Cia de Artes Mc.16 a partir do dia 10.07.2020.

O critério para a seleção está na verificação dos pré-requisitos descritos nos itens anteriores deste edital e na análise dos jurados quanto à relevância, criatividade e desenvolvimento do tema abordado, desempenho no uso da linguagem-audiovisual e outros que se fizerem relevantes.

 

PREMIAÇÃO: 

           

1 - Serão premiados os vencedores nas seguintes categorias:

1.1 - Melhor Conto ou Crônica;

1.2 - Melhor Vídeo;

1.3 – Melhor Conto ou Crônica Segundo Júri Popular;

2 – Cada vencedor receberá o valor de R$ 300,00 (Trezentos Reais).

3 – Os vencedores nas categorias de Melhor Conto ou Crônica e Melhor Vídeo serão definidos pela bancada de jurados, enquanto a categoria de Melhor Conto ou Crônica Segundo Júri Popular será definido através de votação realizada na plataforma do festival.

 

PARCEIROS:

 

Gaia Arte e Entretenimento; Juvêncio Produções; American Insight; Dr. Adriano Barreto; SkyTrip.

DÚVIDAS:

artesmc16@gmail.com

Celular (WhatsApp): (22) 9 9995-6105

Copyright © 2015  Cia de Artes Mc.16 

Powered by Wix.com

  • w-facebook