Haralan Popov foi um pastor pentecostal preso e torturado na Bulgária entre 1948 e 1961, cuja trajetória pessoal ilustra uma tragédia política mais ampla: a perseguição aos religiosos nos países comunistas durante a Guerra Fria. Todavia, o fim da Guerra Fria não levou ao encerramento de perseguições religiosas. Os últimos 20 anos foram de conflitos violentos. O título da edição brasileira do livro de Popov, “torturado por sua fé” e do Espetáculo Teatral da Cia Mc.16, poderia ser a manchete de um jornal com as notícias sobre muitos dos confrontos contemporâneos. 

Por Maurício Santoro - Cientista político, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil e professor universitário.

 

ATUAL E RELEVANTE!

Maurício Santoro

Cientista Político

Anistia Internacional Brasil

IMPACTANTE!

Pastor Robson Melo Câmara

Primeira Igreja Batista de Macaé - RJ

O Espetáculo Teatral Torturado pro sua Fé, conta a história de Haralan Popov (Fabrício Bittencourt) durante seus anos de vida sob a temida Cortina de Ferro.

 

Em 1947, Haralan I. Popov, um proeminente pastor da Bulgária, foi preso e acusado falsamente de "ser um espião" para os Estados Unidos e Grã-Bretanha. Pastor Popov passou 13 anos e meio em 16 prisões e campos de concentração comunistas mantendo sua fé firme em Jesus Cristo. Essa conduta cristã lhe trouxe severa tortura física através das mãos da KGB soviética e seus traidores búlgaros. Apesar de todas as aflições, Popov fundou a primeira igreja cristã subterrânea da Bulgária, onde pregava a Palavra do Senhor aos detentos.

 

Após a detenção do Pr. Haralan, sua esposa Ruth (Mili Bodnarasec), uma missionária sueca, foi proibida de deixar a Bulgária para sua terra natal. Depois de quatro anos incansáveis, com a ajuda do governo sueco, ela finalmente recebeu a permissão para sair com seus dois filhos, Rhoda e Paulo.

 

Na Suécia, recebeu convites para falar nas igrejas que tinham apoiado seu trabalho missionário na Bulgária. Ela falou sobre a prisão de seu marido, e outros pastores, por sua fé. Isso levou a convites para falar em grandes conferências, onde começou a ensinar, que embora os métodos tradicionais de missões não fossem mais possíveis, ainda havia uma maneira de trabalhar por trás da Cortina de Ferro.

Este espetáculo é baseado em seu incrível testemunho registrado em sua autobiografia, Torturado por sua fé. e em relatos e documentos cedidos por Paul Popov (Filho de Haralan Popov) e sua organização DOHI - Door of Hope.

Copyright © 2015  Cia de Artes Mc.16 

Powered by Wix.com

  • w-facebook